Explicando uma ideia em um tempo curto
Pitch: temos falado ultimamente bastante dessa forma de se expressar publicamente. Mas o que é isso? Uma definição quase tão rápida quanto o próprio pitch é a que considera que seja uma fala curta em prol de convencer a alguém a investir na sua proposta.
Segundo o site do Sebrae, “A origem do termo surgiu em Hollywood quando os produtores e executivos de filmes não tinham tempo para ler os roteiros escritos por completo e então demandavam o Pitch, que seria nada menos que a versão breve da história ao ponto de ser contada durante o trajeto de elevador (também conhecido como ‘elevator pitch’).”
Atualmente, o objetivo de um pitch pode variar muito! Em geral, é comum vermos a necessidade dessa fala concisa feita por startups de uma ideia inovadora de produto ou serviço realizada para potenciais investidores.
Apesar de comum nesse meio, qualquer situação em que você não tenha um tempo longo para se explicar e precise que a outra pessoa dê seu apoio pode ser vista como uma fala de pitch. Assim, esse pitch serve para que o apoio seja bem sucedido, seja ela de tempo, parceria, trabalho ou mesmo investimento em dinheiro.
Mas como fazer um pitch? Existem muitas formas e fórmulas! As duas mais conhecidas são a de Storytelling e a que tem uma estrutura típica de apresentação de slides com tópicos como mostrar a oportunidade, em que mercado irá atuar, qual a solução, os diferenciais e o que está buscando com aquele pitch. Independente de como se apresente o pitch, a forma mais adequada depende sobre o que você pretende falar e para quem.
Vale aprender mais e mais para falar bem e conseguir aquele apoio que você tanto busca!
E aí, você já fez um pitch mesmo sem saber que tinha? Acredito bastante que sim! Escreva para a gente como foi e para que você fez. Fique de olho nas nossas publicações para mais detalhes sobre essa importante forma de expressar ideias e assim para entender como utilizá-la no seu dia a dia.