2+2=4 é afirmação ou tautologia?

2+2=4

2+2=4

Na publicação anterior falamos que se uma frase é sempre verdadeira, independente da situação, é uma tautologia.

O que vocês acham da frase da imagem, é uma tautologia?

Lembram que eu disse que usualmente não dizemos tautologias e que servia mais para exemplificar o que não era uma afirmação? 

Aqui está um exemplo de porque na prática não dizemos tautologia. Nem mesmo essa frase 2+2=4 é uma tautologia (ser sempre verdadeira independente da situação).

Ela é uma afirmação objetiva e que por mais que não a gente não se disponha a discordar dela, o que fazemos é dar a ela um valor de verdade como verdadeira. Dizemos que é uma afirmação e realmente na maioria das vezes ela é verdadeira.

O que? Tem casos em que ela não seja verdadeira? Essa frase é verdade quando utilizamos a matemática euclidiana, mas entre matemáticos existem outras maneiras de se relacionar com os números que podem fazer dessa afirmação falsa.

Existe também um contexto em que 2+2=5, por exemplo quando a Gal Costa canta “como 2 e 2 são 5” e essa frase também é uma afirmação com sentido e valor de verdade. No contexto e sentido em que se usa na canção, dizer que 2 e 2 são 4 não estaria certo, não? Quer dizer, 2 e 2 são 4 nesse contexto nem teria sentido, não seria uma afirmação, geraria confusão.

Retomando, afirmações são frases com valor de verdade, têm necessariamente que poder ser verdadeiras ou falsas dependendo da situação e do sentido que demos para as palavras usadas.

Referência: O pensamento crítico: o poder da lógica e da argumentação de Walter Carnielli e Richard Epstein


Katarina Krys Müller
Texto e imagem de Katarina Müller

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.