O que é tautologia?

O céu é azul e não é azul

O céu é azul e não é azul

O exemplo da imagem é uma tautologia. Uma tautologia é algo que será sempre verdadeiro independente da situação.

Aí eu espero que você pergunte, mas quem raios fala uma frase como essa? Em que momento essa frase seria dita senão tentando fazer uma oposição entre algo assim e uma afirmação que sim, possa ser verdadeira ou falsa? A menos que a pessoa esteja fazendo uma brincadeira e queira intencionalmente dizer algo sem se comprometer ou mesmo como artifício de humor, não é algo que costumamos falar para defender um ponto de vista.

E aqui a intenção de usar uma frase assim é meramente didática. Uma maneira de tentar entender algo é falando de coisas que não são aquilo de que estamos tentando delimitar os contornos.

As afirmações são frases que são necessariamente ou verdadeiras ou falsas. Elas não podem ser outra coisa. Imagina tentar debater quando alguém todo o tempo diz “é ou não é”, “pode ser como pode não ser” para tudo o que o outro diz.

Não fica claro se a pessoa concorda, discorda ou se sequer tem algo elaborado sobre o tema. Fica um diálogo vago – se é que podemos chamar de diálogo. E a vagueza é outra característica para reconhecer frases afirmativas que vamos falar mais pra frente.

De hoje podemos tirar que se uma frase é sempre verdadeira, não pode ser uma afirmação.


Katarina Krys Müller
Texto e imagem de Katarina Müller

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.